A Polícia Municipal da Câmara Municipal de Lisboa retirou ontem mais bicicletas da rua, desta vez na Rua do Benformoso. Afinal, não são apenas bicicletas abandonadas que estão a ser removidas, como chegaram a afirmar.
Mais: a acção deste sábado ocorre precisamente num local onde residem muitos imigrantes, estafetas de serviços de entrega de comida, cuja subsistência depende dessas bicicletas que agora lhes foram retiradas. Isto é de uma baixeza total.
Numa cidade onde o estacionamento abusivo é uma constante (nas passadeiras, nos passeios, em segunda fila), Carlos Moedas e o seu executivo acham que o grande problema do espaço público são as bicicletas.
Os estacionamentos para bicicletas não abundam e nem sequer existem em alguns bairros. Muitos dos que existem acabam por estar ocupados por trotinetas e bicicletas partilhadas, quando estas deviam ter outros locais designados, já que não precisam de ser presas a nada.
No programa eleitoral que apresentou em 2025, Carlos Moedas prometia construir 125 km de ciclovias. Pelos vistos, a prioridade passa agora por retirar da rua as bicicletas de quem as usa no dia-a-dia.